domingo, 13 de junho de 2010

O Bálsamo.




Hoje refleti sobre como é importante manter na vida alguns pilares de sustentação. Concluí, rapidamente, o quanto é vital ter um refúgio para onde correr nas horas em que o mar da vida encontra-se tempestivo e furioso.

Assim como a ética, a honestidade, a justiça, a boa educação são valores imprescindíveis para o curso da vida digna e saudável, os pilares humanos também são indispensáveis ao equilíbrio da alma e da mente.

Como é bom ter a palavra que conforta nos momentos em que você se encontra tenso e acuado diante de seus próprios medos. Como é bom poder ouvir, delicadamente, aquela voz dizendo que você é capaz e que tudo dará certo. E como é maravilhoso ter essa voz incansável, que não se enfraquece quando os medos e inseguranças acontecem cotidianamente, e mesmo tendo que repetir sempre a mesma coisa, ela está ali, firme, doce, paciente e motivadora, agraciando seus ouvidos com toda a candura que você precisa para prosseguir feliz.

Como é bom poder correr para o abraço de quem lhe envolve com o amor de quem acolhe o filho que acordou assustado e saber que aqueles braços irão lhe proteger de todo o mundo impiedoso e cruel, fazendo daqueles segundos o seu melhor refúgio, o seu pedaço de paraíso. Como é bom receber esse abraço nos dias de frio e nas noites de insônia e dialogar entre gestos sobre a sensação de gratidão pelo calor emprestado.

Como é bom poder confiar nas mãos que irão impedir suas quedas e nas mesmas mãos que limparão a poeira caso o tropeço seja inevitável. Mãos que estarão sempre estendidas, abertas para lhe ajudar a levantar ou até mesmo lhe ensinar o próximo passo de dança. Mãos que apontam para o sucesso e lhe fazem acreditar na direção sugerida. Mãos que apertam o botão do elevador ou abrem a porta do carro. Que lhe puxam do fundo do poço de suas frustrações e lhe entregam à luz. Aquelas que enxugam suas lágrimas e lhe fazem adormecer tranquilamente com um gostoso cafuné.

Como é bom ter um sorriso sempre aberto, sincero, que te deseja bom dia mesmo depois de uma noite mal dormida ou boa noite, depois de um dia cheio de problemas. Como é bom ver o movimento desse sorriso quando você conta uma piada sem graça e ele se transforma na platéia mais atenta que aplaude o seu “talento”. O sorriso que ameniza suas preocupações, seus obstáculos, suas dores e passa a constituir motivo para suas atitudes, pois será para ele que todas elas terão razão de existir.

Como é bom contar com o olhar amigo, atencioso e brilhante, sempre brilhante que lhe devolve a esperança na vida e em si mesmo. O olhar que traduz a paz que você incansavelmente buscou, mas jamais poderia imaginar que não seria capaz de encontrá-la sozinho. O olhar que chora com você. Que partilha suas fragilidades. Que vence o sono só para olhar atentamente para seus gestos desmedidos de reclamação injustificada. O olhar idealista e sonhador que lhe aguça a fé e a vontade de viver.

Como é gratificante poder contar com ouvidos atentos e ombros disponíveis. Atentos para ouvir as mais loucas especulações sobre o futuro, as mais inquietantes duvidas sobre si mesmo e os mais altos gritos de fúria ou de dor. E ombros disponíveis para suportar o peso das vezes em que você sucumbe em choro ou tristeza, ou mesmo o usa como travesseiro de divã e (des) constrói as mais malucas teses sobre a alma humana.

A esse conjunto de maravilhas, bem mais significativas que as egípcias ou babilônicas, eu denomino de BÁLSAMO. E é esse bálsamo que nos salva das adversidades da vida, das ingratas surpresas do mar enfurecido, nos resgata das mais longínquas ilhas de isolamento, de solidão e nos concede os caminhos mais felizes e pacíficos para navegar.

Felizes os que tiveram da vida a oportunidade de salvaram-se nesses bálsamos de fraternidade, amor e solidariedade. Felizes dos que possuem o refúgio para suas angustias. Felizes os que desfrutam dessa proteção, desse amparo e podem se segurar nessas pilastras quando o chão parece escapar dos próprios pés. Eu sou Feliz!

Luz para todos...

4 comentários:

  1. Juninho!!!
    Lindo seu texto.
    P/ mim esse seu dom não é novidade.
    Esse link já faz parte dos meus favoritos. Estou anciosa pela sua próxima postagem.
    Amo muitoooo... bju!

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei com o texto, não consegui segurar algumas lágrimas teimosas que fugiram dos meus olhos. Me enche de orgulho. Sucesso Jú.

    ResponderExcluir
  3. Jr, vc é um dos meus amigos que considero "bálsamo" p mim. Abração!

    ResponderExcluir
  4. Posso dizer que assim como MIMa comungamos de um mesmo sentimento ao ler essas palavras. Olhe que o "terceiras intenções" não somente traduz sentimento ele reúne esses sentimentos, esses bálsamos. Me pego vendo alguns deles nesse blog.

    Valeu Jú!!

    ResponderExcluir