domingo, 30 de maio de 2010

Começo.

Sempre quis ter um Blog. Desde a adolescência ensaiei algumas tentativas que não vingaram. Somente quando tive notícias que a jornalista Rosana Hermann (por sinal, excelente comunicadora) havia saído da TV pra virar blogueira passei a ver essa ferramenta como algo realmente produtivo. Mais adiante me deixei contaminar pelos lindos escritos de uma amiga com olhos de topázio e coração de menina, postados na mais rica “verdura” virtual. A partir daí, passei a freqüentar alguns blogs relacionados ao universo da arte, da poesia, das músicas, do cinema, com olhos curiosos.
Na mesma proporção, não posso esquecer em minhas referências o primoroso trabalho de um amigo paulista, que conseguiu converter em vício minhas visitas habituais à sua página na internet, sempre com dicas culturais, revelações do cenário artístico nacional e críticas pertinentes a programas que se propõem a visitar o universo musical, em suas diversas possibilidades.
Recentemente, a também jornalista e não menos excelente Regina Volpato, ao sair da Lavanderia do SBT, passou a usar seu blog como ferramenta de informação e disseminação de seus pensamentos e sensações, a exemplo de tantos outros nomes em tantas outras áreas que fazem o mesmo.
Há menos de vinte e quatro horas atrás, fui apresentado à sensível palavra de um amigo conterrâneo sertanejo que reascendeu em mim a disponibilidade de tentar de novo e, mesmo sem algo muito relevante para expor inicialmente, criar o meu próprio espaço de loucura ou, quem sabe, de sanidade na internet, rsss.
Resolvi, então, trazer à tona minhas terceiras intenções que, a exemplo das de Cazuza, prescindem de boa educação ou de correção política. Nunca fui muito vanguardista, mas as almas inquietas e revoltadas sempre me fascinaram, talvez por essa razão eu tenha me aproximado tanto da sua obra ao longo da vida, assim como me fascinam as almas passionais e boêmias como aquelas traduzidas por Chico e quase sempre imortalizadas por Bethânia. Creio que esses contornos, a princípio, me conduzirão nesse novo mecanismo de fuga da realidade, ou melhor, de análise da mesma. Amor e inquietude são ótimas companhias da escrita e confio – preciso confiar – que me farão conhecer novos lugares e labirintos humanos que eu ainda não consegui visitar, inclusive em mim mesmo.
Como já ergui o alicerce dessa minha nova disponibilidade, bem como justifiquei o cimento que pretendo usar nessa construção, não posso esquecer de mencionar o acabamento que corroborou com o encantamento por essa engrenagem: Ana Jácomo, para mim ainda uma desconhecida a quem pretendo desbravar. Apresentada por um amigo querido, que sempre me surpreende com alguma novidade sobre Bethânia, Ana me empresta uma frase que finda meu primeiro post: “Abençoadas sejam as dádivas generosas que nos surpreendem. Elas não sabem o quanto às vezes, tantas vezes, nos salvam de nós mesmos”.
Luz para todos!

11 comentários:

  1. Felicito a sua iniciativa. Como tantos que tem o prazer de contar com tua amizade, sei a expressividade de teu verbo, e a inquietude de teus pensamentos. É uma das ferramentas certas para quem possui gosto tão peculiar, que nao se deve, jamais, se limitar a poucos!
    Adoro uma frase que diz: "A liberdade para além de limites provisórios". Que quer dizer, na verdade, que os limites se redesenham dia-a-dia. Você é uma dessas pessoas que traça a cada dia outros limites e os sobrevoa.
    Para o alto, sempre em voos mais altos, assim fazia "Fernão Capelo Gaivota" (obra de Richard Bach).
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido, vc tem total aprovação minha, fico muito feliz em poder trocar ideias e sensações com vc ao longo desse novo ciclo da sua vida. Essa sua inteligencia e sensibilidade não me surpreende, sempre soube que dentro de vc existe um rio imenso de delicadeza e bondade. Parabéns, e muito obrigado pela referencia a mim no seu primeiro post.

    ResponderExcluir
  3. Juninho, que maravilha! Já não era sem tempo, expor para nós a riqueza de sua linguagem e seus pensamentos mais dadivosos.
    Acredito na sua "verdura" e confesso, sempre gostei de sua salada.!!
    Aguardo ansiosamente novos capítulos, trechos, cifras e pensamentos nesse blog que acredito ser de uma riqueza cultural tamanha.
    Parabéns!!
    Estarei sempre por aqui!!

    Jophinho!

    ResponderExcluir
  4. Pra um iniciante você começou muito bem, meu querido amigo.
    "Blogar" é um desafio bastante interessante e que o ajudará a colocar o seu eu para fora e compartilhar conosco suas inquietações, pensamentos e visões da vida e do mundo.
    Liberte o escritor que está dentro de vc e faça da escrita a sua arma fatal.
    Desejo muito inspiração, luz e sucesso...

    ResponderExcluir
  5. “Abençoadas sejam as dádivas generosas que nos surpreendem. Elas não sabem o quanto às vezes, tantas vezes, nos salvam de nós mesmos”.

    Um resumo do que li daqui. Parabéns mesmo, Jr. Muito bom!

    ResponderExcluir
  6. É uma satisfação para mim comentar o seu primeiro post. Você, que tão bem utiliza as palavras, com sabedoria de mestre, envolto a sensações lúdicas, com os ares da pureza do coração de um menino grande. E que grande menino! Muito sucesso hoje e sempre. Muito obrigado por sua amizade e companheirismo. Quem tem o privilégio de conhecê-lo e participar do seu seleto e qualitativo ciclo de amigos, sabe das virtudes indescritíveis que cercam a sua figura, com doses certas e homeopáticas de inteligência, humor, sabedoria e sorrisos. Tem uma voz que canta e encanta. Aconselho utilizar mais esse dom da sua natureza. Deus foi generoso contigo e continuará te protegendo. NUNCA DUVIDE DISSO!!! Fico por aqui, deixando registrado o meu recado em sua estreia e o meu caloroso abraço, com um super beijo no seu enorme coração. Obrigado por você existir!!!

    ResponderExcluir
  7. Juninho, que bom saber q vc vai nos deixar conhecer e aproveitar dos seus pensamentos! Tenha certeza que o link pra seu blog vai estar nas minha lista de favoritos, olha ai todo o meu pretígio pra vc! Um abração e seja frequente nas suas postagens..rs

    ResponderExcluir
  8. Junin...

    Adorei a carta de apresentação! Aliás, referendada pelos amigos todos que postaram aqui, né?!

    Você é muito talentoso com a pena em punho... e vai nos brindar com esse talento, né, meu conterrâneo sertanejo?!

    Saiba que te admiro muito, viu?!

    A você, meu Prof. da Ponderação e do Comedimento... que têm me reinaugurado para o resgate de antigas virtudes, vilipendiadas pelos contextos de confronto inócuos nos quais mergulhamos, obrigado pelo privilégio de compartilhar tuas ideias!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa. Boa sorte e nao desista mesmo que a tarefa pareça dura em alguns momentos. Já passei por tudo. Altos e baixos. Elogios e ataques. E o que sobra, no final, são amigos.

    ResponderExcluir
  10. Jú, esse espaço será mais um pedaço seu, onde eu, como amiga, e inúmeros (presentes e futuros) admiradores seus poderão ter a honra de te ter, de te ler, de nos deliciar com tuas idéias, pensamentos e devaneios.
    As terceiras intenções de cada um de certa forma serão encontradas nesse Blog.
    Obrigada pelo presente, pois sim, é assim que considero, minha admiração por ti só cresce e o carinho já não se tem como medir. Meu desejo de boa sorte e prosperidade nesse novo universo a ser desvendado.
    Estarei a acompanhar com olhos atentos e com certeza um sorriso no rosto.
    Beijos.
    Te amo.

    ResponderExcluir
  11. Cabeçaaaa!! Você agora vai privilegiar aqueles que nunca tiveram acesso a esse ser humano indescritível chamado FRANCISCO PAULINO DA SILVA JR, meu querido e amável amigo! Apesar da distância que estamos em região e não de coração vale salientar, vou poder desfrutar da candura de tua alma nessas palavras e textos maravilhosos postados por ti! Eu definitivamente acredito que jamais terei o prazer de encontrar uma pessoa tão amravilhosa como vc, isso pq vc é único meu grande amigo que amo intensamente, pelo grande homem que é e magnifico amigo! Sua inteligência nata e brilho eterno serão meus comapnheiros diários, uma vez que já adicionei aos favoritos esse blog tão brilhante comandado por esse grande mestre que carinhosamente chamo de CABEÇA!!!! BEIJOS, AMO-TE MAIS E MAIS

    ResponderExcluir